Capítulo 05 - A mais importante biblioteca do mundo.



Nenhum estudo é mais fascinante e proveitoso do que o da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Isaac Newton, um dos mais notáveis cientistas que a humanidade conheceu, gastou mais tempo estudando as Escrituras Sagradas do que matemática e física. O que dizer dos estudantes de hoje? O nosso desejo, como cristãos, é que todas as pessoas possam dizer como o salmista: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (Sl 119.97).

Cada um de nós deve meditar na Palavra de Deus diuturnamente. Quem vive assim, é grandemente abençoado; é bem-aventurado. Está escrito: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).

Bem, mas pode ser que você ainda não conheça a estrutura da Bíblia. Quando ela foi escrita, não havia divisões em capítulos e versículos, como hoje. A sua leitura e memorização agora é fácil. A cada um dos dois grandes conjuntos de livros da Bíblia Sagrada dá-se o nome de Testamento. Assim sendo, temos o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O primeiro pode ser grafado apenas assim: AT. O segundo pode ser escrito assim: NT.

Geralmente, quando você abre um exemplar da Palavra de Deus, achará, nas primeiras páginas, a relação dos livros do AT e do NT. Você encontrará, também, a abreviatura do nome de cada livro e o número da página onde ele começa.

Não se preocupe por não saber, ainda, os nomes e as abreviaturas desses livros. Com o tempo, e um pouco de interesse, você receberá ajuda do Espírito Santo e será capaz de memorizar e dizer tudo de cor. Nossas crianças aprendem tudo isto, naturalmente, na Escola Bíblica Dominical. Existe até um corinho (uma pequena música) para ajudá-las.

Você poderá encontrar a Bíblia Sagrada completa, isto é, com os dois Testamentos. E poderá, também, encontrar apenas o Novo Testamento. Os Gideões Internacionais distribuem milhões de exemplares de Novos Testamentos ao redor do mundo todo ano.

O Antigo Testamento das Bíblias editadas por agências católicas tem alguns livros e porções a mais do que naquelas editadas pelos evangélicos. São os apócrifos, isto é, não inspirados, e foram acrescentados no ano 1546 da era cristã. Nem mesmo as bíblias católicas anteriores apresentavam tais livros e porções. Os livros sagrados - o Cânon - são 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Como se vê, a Palavra de Deus é uma ‘biblioteca’. Que linda e edificante ‘biblioteca’! Vale à pena possuí-la. Ela é superior a todos os livros do Louvre, em Paris. Cada livro da Bíblia está dividido em capítulos, porções maiores e precedidas por números sempre maiores e em negrito. Os capítulos são formados pelos versículos (pequenos versos), indicados por números menores. Quando você encontrar uma referência assim: Jo 3.16, quer dizer: João, capítulo três, versículo dezesseis. Está no Novo Testamento, a segunda grande porção da Palavra de Deus.

O historiador César Cantu escreveu: “A Bíblia é o livro de todos os séculos, de todos os povos e de todas as idades”. A gente precisa conhecer a estrutura deste livro tão importante, vocês não acham? Graças a Deus, pois é exatamente isto o que estamos acabando de fazer!

E agora digamos juntos: Muito obrigado, SENHOR.

SUBSÍDIOS BÍBLICOS

1. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! São mais doces do que o mel à minha boca. (Sl 119.103)

2. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119.105)

3. Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos. (Sl 119.125)

4. Maravilhosos são os teus testemunhos, por isso a minha alma os guarda. (Sl 119.129)

5. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Sl 119.11)

6. 6. Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22.29)

7. Examinais as Escrituras, porque vos cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida. (Jo 5.39,40)

8. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. (1 Jo 2.25)

9. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Is 55.9-11)

10. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Seus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro. (Ap 22.18,19)

11. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Mt 24.35)