Capítulo 09 - Dize-me com quem tu andas e direi quem tu és.



Alguém disse que o ser humano é produto do meio, ou seja, que ele é resultado das influências que sofre ao longo da sua vida, principalmente na infância e na adolescência.

Somos constituídos de espírito, alma e corpo, e cada uma dessas partes está sujeita a vários tipos de ações, as quais podem causar em nós desde desequilíbrios passageiros até doenças gravíssimas. É claro que devemos cuidar da nossa saúde sempre. Agindo assim, desfrutaremos dela por muito mais tempo. Ao menor sintoma ou sinal de uma enfermidade devemos procurar a ajuda de um profissional capacitado, seja um pastor para nos dar orientações espirituais ou um psicólogo para cuidar da nossa mente ou um médico para tratar do nosso corpo.

Além dos problemas espirituais, dos mentais e dos somáticos, existem os problemas sociais. É por isso que a OMS - Organização Mundial da Saúde - diz: saúde é um completo e permanente bem estar psíquico, corpóreo e social.

Muitos dos problemas sociais se originam justamente nas influências que as pessoas sofrem umas das outras. Influências das ideias, principalmente.

Algumas pessoas, em razão da idade e das convicções oriundas dos ensinamentos sólidos que receberam, são mais resistentes às influências que outras. É a personalidade delas. Elas são mais vigilantes e mais prudentes. Não se deixam levar. Sabem o que querem e isso buscam com firmeza de caráter.

Outras pessoas, todavia, ficam fascinadas até por coisas fúteis dessa vida. Elas são atraídas por colegas, artistas, propagandas, novidades, ofertas, promessas, etc. Quantas decepções e lágrimas virão depois! Onde não houve um eficiente trabalho da família, da igreja e da escola surgiu brecha para a cunha perniciosa dos que eram estranhos, mas se fizeram “amigos”.

É por isso que falamos: Dize-me com quem tu andas e direi quem tu és. Andar é conviver, é fazer companhia. “Por acaso, duas pessoas viajam juntas, sem terem combinado antes?” (Am 3.3).

Não tente esconder suas companhias de seus pais, mestres e pastores. Se você tem razões para agir assim, com certeza algo está errado e não compensa. Pessoas de mau caráter e de má conduta não ajudarão você. E,por outro lado, elas dificilmente aceitarão seus bons conselhos. É mais rápido e fácil o sujador contaminar o que está limpo do que o limpador retirar as manchas.

Se você disser com quem está andando, depressa as pessoas imaginarão quem você é. Mas a questão não é você se proteger, deixando de revelar suas companhias; é você ser firme e ter coragem suficiente para tornar-se livre. Será que isso não vale à pena? É claro que sim. Aliás, você até poderá receber importantes ajudas neste sentido.

Alguém disse que quem se casa com a mentira passa a ter o diabo como sogro. Terrível, não? Procure falar a verdade sempre.

E agora digamos juntos: Muito obrigado, SENHOR.

SUBSÍDIOS BÍBLICOS

1. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4.12)

2. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5.23) 3. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Co 3.17)

4. Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. (Jr 13.23)

5. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. (Lc 15.13)

6. Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. (Ec 11.9)