Sermão


A importância da figura masculina

Em uma família segundo os padrões bíblicos, existe o pai que é o homem da casa, a mãe que é a mulher da casa e os filhos. Essa é a família segundo o plano de Deus, mas muitos querem aniquilar a figura masculina dentro do lar. Existe no direito a chamada alienação parental, onde há um distúrbio no qual a criança, numa base continua, cria um sentimento de repudio a um dos pais sem qualquer justificativa, devido a uma combinação de fatores, incluindo a doutrinação pelo outro progenitor.

Alguém tenta anular a importância masculina no lar. Isso pode levar os filhos a tomarem atitudes adversas do natural de uma família, ou seja, por terem sido ensinados a desprezar a figura masculina, eles poderão ter aversão ao homem (figura masculina). Isso pode causar nas meninas o desejo de não ser mulher de um homem. E no caso dos meninos escolherem não ser homem de uma mulher. Isso será prejudicial à vida em família, por isso ensinem seus filhos a gostarem do pai, e aos pais ensinem seus filhos a gostarem da mãe.

A família precisa de homens treinados que transformem a sociedade. Homens que trabalhem, homens que movam coisas pesadas, homens que construam casas. Homens que protejam, defendam. Homens que providenciem provisão para as suas famílias. A família precisa dos homens para os ajudar na orientação espiritual, para que os filhos possam ver nos homens uma figura importante para as suas vidas. “Filho meu, guarde o mandamento de teu, e não deixes a lei de tua mãe.” (Provérbios 6.20).

O problema começa quando não há um modelo de papel masculino para o menino imitar. Se os homens estão ausentes, enfraquecidos ou indispostos a ensinar os meninos como se conduzir, então os meninos não aprendem como ser homens. É simples assim. Homem tem que ser homem.

Com que tipo de homem você quer que suas filhas casem algum dia? O homem de verdade que assume seu papel biológico de protetor e guerreiro? Ou o rapaz revoltado que xinga a mãe e despreza o pai? Qual lhe parece um homem mais equilibrado e firme? Aprendi com minha mãe que meu pai é sempre um homem que me ama e me quer bem, e é isso que devemos ensinar aos filhos.

Os comentários estão desativados nessa página